• Facebook: ifscjaraguagw
  • Twitter: ifsc

guiaCursos

 agendaDirecao

 icone docentes horarios atividades

ouvidoria

Joinville sedia Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência PDF Imprimir E-mail
Seg, 08 de Outubro de 2018 15:24

Televisão, computador, celular, satélites. A aplicação da tecnologia de vácuo vai muito além do uso na indústria alimentícia, no fechamento de embalagens, por exemplo. Tanto que a fabricação dos objetos citados no início do parágrafo depende, atualmente, do uso desta tecnologia. Por isto, é com grande expectativa que Joinville sedia o 39º Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência (CbrAVIC), de 8 a 11 de outubro, no campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), localizado no Perini Business Park.

 

Promovido pela Sociedade Brasileira de Vácuo (SBV) em conjunto com o IFSC, UFSC, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Ágora Tech Park, o evento reune os setores acadêmico e industrial para discutir problemas relevantes nas áreas de tecnologia de vácuo, ciência dos materiais, tratamento de superfícies, tecnologia de plasmas, nanotecnologia e energias renováveis.

 

"O principal objetivo deste congresso é estreitar os laços entre universidades, centros de pesquisa e indústrias, propiciando o intercâmbio de informações e conhecimentos entre estes segmentos", explica o professor do Câmpus Joinville do IFSC, Alexandre Arins, que é um dos representantes do IFSC no comitê organizador do congresso, junto com o diretor do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Jaison Vieira da Maia, e o professor do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Joel Stryhalski. Os três são professores de física.

 

Por conta da participação do IFSC na organização, um dos eventos do congresso aconteceu em Jaraguá: um minicurso para professores e alunos do ensino médio e final do ensino básico sobre a tecnologia de vácuo. O objetivo foi mostrar uma maneira diferente de estudar a tecnologia de vácuo, de forma lúdica e interativa, utilizando conceitos da aprendizagem ativa. O minicurso ocorreu nesta segunda (8), às 8h30, no Câmpus Jaraguá do Sul-Centro do IFSC.

 

As atividades do Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência, destinadas a pesquisadores, especialistas e estudantes e professores de graduação, têm inscrição pela internet, no Portal do evento. O evento conta com palestrantes nacionais e internacionais e minicursos nas áreas de tecnologia de vácuo, análise de superfícies por XPS, microscopia eletrônica, plasmas e filmes finos.

 

Para mais informações, acesse a página do evento.

 

Por Comunicação do Câmpus Joinville do IFSC com informações da SBV