Semana Nacional promove debates sobre a ciência e a sociedade em Jaraguá do Sul PDF Imprimir E-mail
Seg, 22 de Outubro de 2018 11:35

Durante a semana passada (15 a 19) o IFSC promoveu, em Jaraguá do Sul, a 15ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). As atividades ocorreram no Câmpus Jaraguá do Sul-Centro e no Câmpus Jaraguá do Sul-Rau e estiveram ligadas ao tema “Ciência para redução das desigualdades”. Participaram das oficinas, palestras e atividades culturais os estudantes, os servidores e também a comunidade externa.

No Câmpus Jaraguá do Sul-Rau a programação começou no dia 15, com palestras sobre inovação, debate sobre desigualdades sociais, oficina sobre o funcionamento de empresas juniores e uma gincana de programação para o curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas. Entre os destaques da programação no câmpus esteve uma palestra sobre a história da educação no Brasil, ministrada na quarta-feira (17) pela professora Marilândes Ribeiro de Melo (foto), do Instituto Federal Catarinense. “Conhecer a história da educação faz com que o professor acesse elementos do processo histórico que devem balizar sua ação pedagógica e contribui para que o docente construa interpretações sobre os modos como os povos perpetuam sua cultura, criam suas instituições e teorias”, afirma a palestrante.

Já no Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, um dos destaque ocorreu na atividade de abertura da SNCT, na terça-feira (16). O professor da Udesc, Fernando Scheefer, veio ao IFSC falar sobre os avanços e retrocessos no Brasil em relação à pobreza e à desigualdade social. “Tivemos melhorias nos últimos tempos no que diz respeito à pobreza, mas não na desigualdade entre as pessoas. O nível de desigualdade por aqui é muito alto, inclusive comparado aos nossos países vizinhos na América Latina. Sobre a pobreza, apesar de termos tido avanços na renda das pessoas, é importante destacar que esses avanços foram ‘supervalorizados’: só pra ter ideia, desde 2015 o critério de pobreza no Brasil mudou e atualmente não é mais considerada pobre uma família de quatro pessoas com renda de um salário mínimo”, conta.

Além dos destaques de cada câmpus, fizeram parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia exposições fotográficas, oficinas, minicursos, apresentações orais, debates, mesas redondas, concursos, exibições de filmes. No Câmpus Jaraguá do Sul-Rau foram, ainda, inseridos na programação os Jogos de Integração do câmpus e o Sarau Cultural, ambos realizados no sábado (20) com a participação de servidores, estudantes e comunidade externa.

Clique aqui e veja fotos da SNCT no Câmpus Jaraguá do Sul-Centro. Confira também as fotos da SNCT no Câmpus Jaraguá do Sul-Rau.