Carta de Frederico Westphalen marca 2ª edição da Reditec Sul PDF Imprimir E-mail
Ter, 21 de Maio de 2019 14:44

A Carta de Frederico Westphalen marca a 2ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul (Reditec Sul), que aconteceu de 14 a 16 de maio, no Instituto Federal Farroupilha. O documento aborda os cortes no orçamento dos institutos e das universidades, que ameaçam o funcionamento das instituições; ao mesmo tempo que reforça a necessidade e o compromisso de aproximação com a sociedade, bem como a consolidação da rede através da conclusão de obras em 270 unidades.

No documento, os participantes da Reditec Sul manifestam preocupação com os cortes orçamentários a serem efetuados pelo governo, já que representam um percentual de 37% a 42% das despesas de custeio dos institutos federais, o que se mantido, acarretará prejuízos irreversíveis à formação e profissionalização de estudantes.

Segundo a reitora Maria Clara Kaschny Schneider, o evento oportunizou momentos de capacitação, com palestras, mesas-redondas e oficinas, que possibilitaram ainda a reflexão sobre os desafios para o desenvolvimento e consolidação da Rede Federal. Ela destaca ainda o espaço proporcionado aos gestores para que apresentassem suas experiências exitosas, e das quais quatro selecionadas são do IFSC: a experiência de consolidação da curricularização da extensão nos cursos superiores de tecnologia do Câmpus Gaspar, o projeto de busca ativa, acolhimento e inclusão social de imigrantes e refugiados, também de Gaspar, a elaboração da cadeia de valor da Prodin e o edital de youtuber para alunos da Proex.

A Carta de Frederico Westphalen pode ser lida na íntegra aqui.

Por Coordenadoria de Jornalismo