Consup homologa resultados das eleições 2019 PDF Imprimir E-mail
Ter, 17 de Dezembro de 2019 17:37

post gerais face 2018-29O Conselho Superior (Consup) homologou nesta segunda-feira (16) o resultado das eleições 2019, nas quais foram escolhidos o reitor e os diretores-gerais de 21 câmpus para o período 2020-2024. O presidente da Comissão Eleitoral Central, William Peres, agradeceu a todos os envolvidos no pleito seja pela dedicação quanto à receptividade pelo trabalho em conjunto.

-

Ele mencionou ainda o alto número de denúncias formais, tanto na comissão eleitoral (21) quanto na Ouvidoria (15). “Isso demonstra a polarização que aconteceu neste processo”, destacou William. O presidente da Comissão também apresentou os resultados com os índices de votação para a Reitoria – 27,51 para o reitor eleito Maurício Gariba Júnior; e 22,79 para André Dala Possa.

Quanto às eleições para as direções dos câmpus, o presidente da Comissão eleitoral ratificou o nome de cada eleito para os câmpus e relatou aos conselheiros as próximas etapas do trabalho, que vão incluir a elaboração da prestação de contas e do relatório final.

-

William destacou como ponto positivo o alto número de votantes, o que segundo ele, mostra a democracia no processo de escolha pelo novo dirigente. O fato pela data da eleição ter sido em final de semestre é apontada por Peres como um ponto que pode ser repensado para o próximo pleito.

-

Após a homologação do processo eleitoral por parte dos conselheiros, a reitora Maria Clara Kaschny Schneider esclareceu sobre os trâmites legais a partir de então. Segundo ela, após o encerramento de todo o processo por parte da Comissão Eleitoral, o mesmo é enviado e protocolado no Ministério da Educação (Mec). A partir daí, comissões técnicas, consultoria jurídica do Mec (Conjur). Por fim, a Casa Civil e a nomeação.

-

Maria Clara salientou que seu mandato termina em 18 de abril próximo. No entanto, os mandatos dos atuais diretores encerram em 1 de fevereiro. Assim, possibilidades como nomeação pró-têmpore estão sendo estudados pela Procuradoria Jurídica da Instituição.

-

Para consultar todos os resultados finais das eleições para a Reitoria e os câmpus, clique aqui.

Outros assuntos

-

Vários outros assuntos foram discutidos pelos conselheiros nesta segunda-feira (16). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024, Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC) do IFSC; Política Editorial para Publicações Técnico Científicas do IFSC (Resolução CEPE nº 031/2019); Regulamento dos cursos de Pós-graduação Stricto Sensu do IFSC (Resolução CEPE nº 34/2019) dentre outros assuntos foram pauta na reunião, que você pode conferir aqui.

Por Coordenadoria de Jornalismo