Prazo para pedidos de isenção da inscrição no processo seletivo do IFSC termina nesta terça PDF Imprimir E-mail
Qua, 30 de Abril de 2014 18:04

Candidatos que possuem inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), integrantes de famílias de baixa renda e doadores de sangue podem pedir isenção do pagamento da taxa de inscrição do para o vestibular e o exame de classificação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) até a próxima terça, 6 de maio. Os pedidos devem ser feitos no site www.ingresso.ifsc.edu.br. Não é necessário pedido de isenção nos processos seletivos para cursos Proeja, porque, nesses casos, não há taxa de inscrição.

No Câmpus Geraldo Werninghaus são oferecidas 164 vagas, sendo 36 para o curso Superior de tecnologia em Fabricação Mecânica (noturno) e 128 vagas nos cursos técnicos subsequentes em Eletrotécnica (turmas à tarde e à noite) e em Mecânica (turmas à tarde e à noite).

Para os candidatos inscritos no CadÚnico – em programas como Bolsa Família, Peti e BPC, entre outros – é necessário que a renda média de sua família seja de até meio salário-mínimo por pessoa ou de até três salários-mínimos no total, somando-se as rendas de todos os integrantes da família. Por lei (Artigo 4o do Decreto 6.135/2007), a família é composta por um ou mais indivíduos, eventualmente ampliada por outros indivíduos que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas pela unidade familiar, todos moradores de um mesmo domicílio.

Candidatos integrantes de família de baixa renda e que não estão no CadÚnico também têm direito a pedir a isenção do pagamento da taxa de inscrição. Para isso, pela lei 12.799/2013, o candidato precisa ter renda familiar média igual ou inferior a um salário-mínimo e meio por pessoa e ter estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada. Os candidatos devem ter documentos que comprovem a situação declarada, pois o IFSC pode, a qualquer momento, solicitá-los.

O terceiro grupo que pode solicitar a isenção é o de doadores de sangue. Para isso, os candidatos devem comprovar que fizeram duas doações entre 6 de maio de 2013 e 6 de maio de 2014, por meio de documento de identificação com foto e comprovante de doação emitido por instituição coletora oficial. Essa documentação deve ser entregue no câmpus mais próximo.

Os pedidos de isenção serão analisados pelo órgão gestor do CadÚnico, quando se tratar candidatos inscritos no cadastro, e pelo IFSC, no caso de candidatos de famílias de baixa renda e doadores de sangue.

Mais informações podem ser obtidas nos editais do processo seletivo. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.

Estude no IFSC

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas para o processo seletivo de ingresso em cursos técnicos, de graduação e Proeja. Ao todo, são 2.838 vagas em 77 cursos distribuídos em 15 cidades do estado: Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José, São Miguel do Oeste e Xanxerê. As aulas para todos os cursos começam no segundo semestre de 2014.

No Norte do Estado, são 741 vagas em cursos superiores e técnicos, nos Câmpus Joinville, Jaraguá do Sul – Centro, Jaraguá do Sul - Geraldo Werninghaus - bairro Rau, e Canoinhas (confira abaixo os cursos ofertados em cada câmpus).

As inscrições devem ser feitas no Portal de Ingresso do IFSC (www.ingresso.ifsc.edu.br), onde também estão disponíveis os editais com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo. Para cursos técnicos e de graduação, o prazo final para inscrições é 19 de maio. A taxa de inscrição para os cursos técnicos é de R$ 30 e para os cursos de graduação é de R$ 40 e deve ser paga até 20 de maio.

Há computadores disponíveis para inscrição em todos os câmpus do IFSC para candidatos que não possuem acesso à Internet. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone0800 722 0250. A ligação é gratuita.

O vestibular para os cursos de graduação será realizado em 8 de junho. Já o exame de classificação (prova) para os cursos técnicos está marcado para 15 de junho. A lista dos candidatos aprovados para cursos técnicos e de graduação será divulgada em 11 de julho.

Confira os cursos e vagas no Câmpus Geraldo Werninghaus:

Técnico subsequente em Eletrotécnica (vespertino) – 32 vagas

Técnico subsequente em Eletrotécnica (noturno) – 32 vagas