• Facebook: ifscjaraguagw
  • Twitter: ifsc

guiaCursos

 agendaDirecao

 icone docentes horarios atividades

ouvidoria

Concerto marca aniversário do IFSC e do município de Jaraguá do Sul PDF Imprimir E-mail
Sex, 01 de Agosto de 2014 17:45

Mil pessoas na plateia e, no palco, 35 músicos instrumentistas, 50 coralistas, duas sopranos e um tenor regidos pela maestrina Denise Mohr, do Câmpus Jaraguá do Sul. Esta foi a composição do Grande Concerto de Aniversário realizado no último domingo (27) pelo Coral e pela Orquestra do Câmpus Jaraguá do Sul em comemoração aos 20 anos do IFSC no município e aos 138 anos de fundação de Jaraguá do Sul. O evento foi gratuito, fez parte da programação apoiada pela prefeitura municipal e ocorreu no Grande Teatro da Sociedade Cultura Artística (Scar).

 

No concerto foram apresentadas músicas contemporâneas e clássicas, como “O Fantasma da Ópera”, de Weber, e “Vozes da Primavera”, de Strauss. Segundo a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, o evento demonstrou a diversidade da formação proporcionada pela instituição. “Além da profissionalização, também prezamos pela formação cidadã e cultural de nossos alunos. Por isso ficamos muito felizes em participar de um concerto como este”, disse.

 

Para o prefeito Dieter Janssen, o Instituto Federal é uma instituição fundamental para Jaraguá do Sul. “O IFSC é um parceiro muito importante em diversos projetos, além de protagonista na formação profissional na nossa região”, afirmou.

 

Entre os destaques da noite estiveram o tenor Vanderlei Rocha (foto) e a soprano Marília Scheffer, de São Bento do Sul, que participaram da apresentação de “O Fantasma da Ópera”, e a soprano Kalinka Damiani, de Florianópolis, que levantou a plateia após a interpretação de “Vozes da Primavera”.

 

Segundo a maestrina Denise Mohr, o Grande Concerto de Aniversário foi o principal evento do qual já participaram o coral e a orquestra do Câmpus Jaraguá do Sul. “Foi a primeira vez que nos apresentamos no Grande Teatro da Scar e também foi o maior desafio técnico pelo qual já passamos. Mas fiquei realizada ao perceber a reação do público em cada momento da apresentação”, contou.

 

A superação foi sentida também pelos músicos e coralistas, como o pianista Eduardo Bassani (foto), que estuda na 3ª fase do curso técnico integrado em Química no Câmpus Jaraguá do Sul. “Nosso maior desafio foi o pouquíssimo tempo que tivemos para o ensaio. Nos preparamos em menos de três meses, o que normalmente levaria entre seis meses e um ano. São indescritíveis o orgulho e o prazer que sinto em tocar ao lado de cada músico de nossa orquestra”, comentou.

 

Clique aqui e acesse o álbum de fotos do Grande Concerto de Aniversário.

 

Coral e Orquestra do Câmpus Jaraguá do Sul

 

Coordenados pela maestrina Denise Mohr, do Câmpus Jaraguá do Sul, o coral e a orquestra reúnem aproximadamente 45 pessoas. O coral surgiu em 2011 e, em seu terceiro ano de funcionamento, têm cerca de 20 integrantes regulares. Já a orquestra surgiu apenas em 2013 e conta com a participação de 20 músicos responsáveis por diversos instrumentos.

 

Se você se interessou pelo coral ou pela orquestra do câmpus e quer participar dos ensaios, agende uma entrevista e um teste de nivelamento com a maestrina Denise Mohr. Entre em contato pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .