• Facebook: ifscjaraguagw
  • Twitter: ifsc

 agendaDirecao

 icone docentes horarios atividades

ouvidoria

Manuais do Ensino PDF Imprimir E-mail

 

- Organização Didático-Pedagógica: tem por finalidade reger os processos didáticos e pedagógicos desenvolvidos no campus, estabelecendo critérios e procedimentos para garantir o bom andamento das atividades de ensino e correlatas;

 

 

- Manual do Aluno: orientações iniciais para os alunos do campus acerca de direitos, deveres, procedimentos e serviços oferecidos pelo campus.

 

 

- Regimento Didático Pedagógico (RDP):Â É o documento único de gestão do processo educacional que estabelece as normas referentes aos processos didáticos e pedagógicos desenvolvidos por todos os campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), suas modalidades e diversas ofertas.

 

 


 

 

MANUAL DO ALUNO

 

* se houver divergência entre uma regra presente neste manual e um manual ou regimento atualizado, prevalecerá a validade do regimento mais recente.

 

 

DIREITOS DO ALUNO

 

- Ser tratado com respeito, cortesia e igualdade de condições;

- Usufruir a carga horária e aquisição das competências constantes no Projeto Pedagógico do Curso (PPC);

- Ter acesso às informações sobre a sua vida acadêmica e a todos os setores de atendimento ao discente do Campus GW;

- Votar e ser votado em eleições para conselhos e colegiados nos quais haja a representação discente;

- Requerer revisão de avaliações, 2ª chamada com justificativa, trancamento e cancelamento de matrícula, transferências, validação de competências e outros documentos escolares, observando condições e prazos fixados.

 

 

DEVERES DO ALUNO

 

- Tratar com respeito e cortesia todos os integrantes da comunidade escolar;

- Zelar pelo patrimônio do campus GW;

- Cumprir as normas estabelecidas pela escola quanto: identificação, vestimenta e horários estabelecidos;

- Abster-se de fumar em sala de aula e em qualquer dependência fechada do campus GW, incluindo corredores, conforme legislação vigente;

- Abster-se de portar armas, explosivos, material inflamável ou similar, além de utilizar equipamentos e instrumentos sonoros, inclusive telefone celular, que venham perturbar a tranquilidade do ambiente escolar ou o processo de aprendizagem;

- Abster-se de manifestações preconceituosas de ordem cultural, religiosa, racial e sexual;

- Abster-se do uso de álcool ou substâncias alucinógenas e/ou ilícitas, bem como de se apresentar sob influência dessas substâncias durante a sua permanência no campus e em atividades pedagógicas realizadas fora da Instituição;

- Abster-se de participar de falta coletiva às aulas, ou incitar colegas a fazê-lo;

- Tomar conhecimento dos avisos afixados em murais específicos ou via correio eletrônico;

- Solicitar autorização da Direção para distribuir impressos, divulgar folhetos, fazer comunicação nas salas de aula ou associar o nome do campus GW ou IFSC a qualquer atividade interna ou externa.

 

 

PENALIDADES

 

Ao aluno que deixar de cumprir qualquer um dos deveres do Art. 101 da Organização Didático-Pedagógica do campus, poderão ser aplicadas as seguintes penalidades, conforme a gravidade: advertência; suspensão; aplicação de medidas socioeducativas.

 

 

CANCELAMENTO

 

O cancelamento de matrícula por iniciativa do aluno poderá ser realizado a qualquer tempo através de requerimento protocolado na Secretaria Acadêmica e encaminhado à Coordenação do Curso.

O cancelamento de matrícula de aluno por iniciativa do campus GW poderá ocorrer em qualquer época do período letivo, por infrequência, por falta de documentação ou por transgressão disciplinar.

 

 

VALIDAÇÃO

 

Entende-se por validação o processo de legitimação de conhecimentos e experiências relacionados com o perfil de conclusão do curso, adquiridos formal e/ou informalmente, para prosseguimento ou conclusão de estudos. O procedimento estará disponível na Secretaria Acadêmica. As datas do processo de validação serão fixadas em edital e comunicadas através dos murais e do site do campus.

 

 

AVALIAÇÃO

 

A avaliação do ensino e da aprendizagem consistirá num conjunto de ações que darão prioridade ao caráter diagnóstico e formativo, com critérios preestabelecidos pelos professores e apresentados para o aluno. Os instrumentos de avaliação deverão ser diversificados, estimulando o aluno à pesquisa, reflexão, iniciativa, criatividade e cidadania.

 

 

REVISÃO DE AVALIAÇÃO E 2º CHAMADA

 

Será concedida revisão de avaliação ao aluno que discordar do conceito atribuído pelo professor. A 2ª chamada de uma avaliação só poderá ser solicitada quando o aluno ausentar-se da 1ª chamada por problemas de saúde, com apresentação de atestado até 03 (três) dias úteis após o início do afastamento.

 

 

RECUPERAÇÃO

 

O campus GW viabilizará estudos de recuperação paralela com a finalidade de garantir o aproveitamento. Esta será processual e deverá compreender a realização de novas atividades pedagógica, no decorrer do período letivo, que possam promover a aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das competências previstas na ementa.

 

 

PENDÊNCIA

 

- Graduação: o aluno pode seguir para o próximo módulo com pendência em até uma unidade curricular, salvo exceções previstas no Projeto Pedagógico do Curso;

- Cursos técnicos: o aluno pode ter pendência em, no máximo, duas unidades curriculares em cada módulo. A reprovação em três unidades ou mais implica em retenção no módulo, sem a necessidade de cursar novamente as unidades curriculares em que foi aprovado.

 

 

FREQUÊNCIA E APROVAÇÃO

 

Será promovido ao módulo posterior o aluno que obtiver aproveitamento igual ou acima de 60% em todas as unidades curriculares. A frequência mínima para aprovação em cada unidade curricular será igual a 75% do total de horas.

 

 

SERVIÇOS OFERECIDOS

 

- Biblioteca: espaço e computadores para pesquisa e estudo, acervo para empréstimo ou consulta, base de dados online para consulta, levantamento e normalização bibliográfica;

- Coordenadoria Pedagógica: formada por profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia e Serviço Social que atuam nas diversas questões relativas ao processo de ensino e aprendizagem, junto a educadores e estudantes.

- Assistência Estudantil: conjunto de ações voltadas ao atendimento das necessidades dos estudantes, de maneira a ampliar as condições de permanência com êxito no seu percurso formativo. Para tal, o IFSC desenvolve programas de apoio a formação acadêmica, cultural, esportiva dirigidos a todos os estudantes matriculados nos cursos presenciais. Aos estudantes em situação de vulnerabilidade social oferece um Programa específico (PAEVS).;

- NAPNE: núcleo que visa a contribuir na implementação de políticas de acesso, permanência e conclusão com êxito dos alunos com necessidades específicas e atender a esses alunos bem como aos seus professores;

- Secretaria Acadêmica: atendimento geral para entrega de documentos, solicitações, requerimentos e atestados;

- Setor de Estágio: orientação e atendimento especifico para os estágios (interno e externo, obrigatório ou não), bolsas e monitorias no campus.

 

 

Observações:

 

- Horário de funcionamento do campus: 10h30 às 22h30;

- A autorização para requerer vale-transporte de estudante deve ser feita na Secretaria Acadêmica;

- O acesso dos alunos à internet sem fio deve ser feito pela rede IFSC-Alunos;

- Os alunos que vem ao campus de carro ou moto podem utilizar o estacionamento, desde que cadastrem os veículos no seguinte endereço: http://bit.ly/ifsc-veiculos.

 

observatorio egressos

banner vagas abertas 180x80

icone radios parceiras