Prêmio IFSC de Literatura gera coletânea com 69 trabalhos inéditos PDF Imprimir E-mail
Sex, 24 de Março de 2017 14:14

A carreira de um escritor começa com a sua primeira publicação. E para incentivar novos e experientes escritores de todo o estado catarinense o Câmpus Jaraguá do Sul - Rau promoveu o I Prêmio IFSC de Literatura, que teve seu encerramento na última terça-feira (21) com o lançamento de uma coletânea de contos e poesias inéditos. O lançamento da obra ocorreu no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Mestre Manequinha, em Jaraguá do Sul, e a data do evento foi escolhida para coincidir com o Dia Mundial da Poesia.

Para o escritor e coordenador do projeto, Rodrigo Domit, a principal conquista do Prêmio foi dar uma oportunidade de expressão literária a estudantes, servidores e comunidade em geral. “Existem muitas pessoas extremamente talentosas que não publicam seus textos porque não encontram um lugar ou não têm uma chance. E o lançamento da coletânea é a 'cereja do bolo' desse projeto, um rito de passagem em que muitos dos autores que nunca tinham publicado algo sairão daqui como escritores que já publicaram um livro e já deram até autógrafos”, conta.

Um desses autores é o estudante Carlos Eduardo da Silva (foto), que faz o curso de Engenharia Elétrica no Câmpus Jaraguá do Sul - Rau. Mesmo fazendo uma graduação na área de exatas, o aluno do IFSC sempre se dedicou à escrita e viu no Prêmio IFSC de Literatura a oportunidade para divulgar pela primeira vez o seu trabalho numa obra impressa. “Eu sempre gostei de escrever e cheguei a ter um blog para publicar alguns textos. Por isso fiquei muito feliz, e até surpreso, em ter sido selecionado no Prêmio e ter uma das minhas poesias divulgada nessa coletânea”, afirma.

Todas as obras selecionadas são de pessoas que moram em Santa Catarina, dos 11 aos 74 anos de idade (confira a lista completa dos autores selecionados). Exemplares da coletânea já foram enviados aos autores dos textos e ilustrações selecionados e também serão disponibilizados em bibliotecas públicas da região de Jaraguá do Sul e nas bibliotecas do IFSC em 20 cidades catarinenses.

Confira fotos do evento de lançamento neste link.

Para saber mais sobre o I Prêmio IFSC de Literatura, acesse o site premioifsc.blogspot.com.br ou a página do concurso literário no Facebook (facebook.com/premioifsc).

Confira, a seguir, a lista dos estudantes e servidores do IFSC que tiveram seus textos selecionados:

Categoria “Estudantes do IFSC”

Amanda Arruda Coelho – Câmpus Florianópolis-Continente

Carlos Eduardo da Silva – Câmpus Jaraguá do Sul - Rau