Estudantes do IFSC publicam seis trabalhos em evento nacional PDF Imprimir E-mail
Qua, 02 de Agosto de 2017 13:53

Soldagem, usinagem e processos produtivos. Focados nessas áreas, os estudantes e servidores ligados ao curso superior de tecnologia em Fabricação Mecânica do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau tiveram destaque no IX Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação (Cobef) e foram os responsáveis por seis dos doze trabalhos apresentados por representantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) no evento. O Congresso foi realizado em Joinville-SC no final de junho.

Entre os estudantes que foram a Joinville mostrar seus trabalhos estava a aluna Priscila Kraft, do sexto semestre da graduação em Fabricação Mecânica. Ela integrou a equipe de três das seis pesquisas apresentadas no Congresso e participou da apresentação de duas delas. “Os trabalhos que desenvolvemos foram feitos 100% dentro do câmpus, desde o material até os processos envolvidos. Foi muito bom trabalhar com o que tínhamos por perto, mesmo que para isso tenhamos feito algumas adaptações”, conta.

Segundo o assessor de Ensino do câmpus e professor do curso, Gil Chagas, os trabalhos apresentados no evento são o resultado de projetos integradores, projetos de pesquisa e trabalhos de conclusão de curso (TCC) desenvolvidos no câmpus. “O Cobef é um dos maiores eventos da nossa área e essa grande quantidade de trabalhos apresentados é muito significativa para nós”, destaca.

O porte do evento ficou evidenciado também para Priscila e seus colegas de curso, que encontraram no evento muitos dos autores que estudam em sala de aula. “Era muito legal: entrava numa sala e estava lá um dos autores dos livros que a gente tinha estudado no semestre passado. Dava mais dois passos e via outro pesquisador que era referência no nosso curso. Foi muito mágico”, lembra.

Para o professor do IFSC, a participação de docentes e estudantes da graduação em Fabricação Mecânica é fruto do investimento realizado no câmpus em pesquisa. “Entendemos a prática da pesquisa como princípio educativo e acompanhamos nossos alunos nesse trabalho de investigação e solução de questões reais”, explica Chagas.

Novo rumo profissional

A participação em eventos científicos, intercâmbios e em atividades de pesquisa ao longo do curso foram, aos poucos, também afetando a perspectiva de atuação profissional de alguns estudantes. Priscila, por exemplo, ingressou no IFSC focada em se formar e atuar na indústria, como gerente ou projetista.

Agora, porém, com 23 anos de idade, ela vê na vida acadêmica uma possívelatuação profissional. “Tudo começou quando fiz intercâmbio, pelo IFSC, e passei um ano num laboratório de pesquisa no Canadá. Hoje em dia eu até optei pela bolsa de monitoria dentro do câmpus para ter um horário mais flexível e poder me dedicar à publicação acadêmica. Quando me formar, minha primeira opção será tentar o mestrado e seguir estudando”, revela a estudante do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau.

Trabalhos apresentados com autores do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau

Identificação por perfil de microdureza da influência da direção de laminação de chapas na localização da linha neutra em processos de dobra do aço SAE 304

Autores: Rhafael Beppler, Priscila Eduarda Kraft Lopes, Alexandre Galiotto, Fabiano Cardoso.

Diferenças nas propriedades mecânicas das Zonas Termicamente Afetadas (ZTA) em chapas de aço-carbono ASTM A36, soldadas com corrente contínua e com corrente pulsada

Autores: Alido Ronchi, Fernando Gruber Colaço, Jean Senise Pimenta, Marlon Vito Fontanive, Paulo Ricardo Borgmann Sembarski, Priscila Eduarda Kraft Lopes.

Efeito do ângulo da tocha na penetração do cordão com transferência metálica por spray

Autores: Priscila Eduarda Kraft Lopes, Adriano Albino Machado, Fernando Gruber Colaço.

Estudo da influência do pré-aquecimento e resfriamento lento na soldagem de ferros fundidos cinzentos usando o processo de eletrodo revestido

Autores: Hector Di Maiochi , Cleiton De Quadros, Nathan Bitencourt Pereira, Fernando Gruber Colaço, Gabriel Costa Sousa

Influência da variação da trajetória da ferramenta no desgaste de flanco durante o fresamento do aço AISI P20 com fresa inteiriça de metal duro

Autores: Gil Magno Chagas, Richard Gustavo Borges, Giovani Carlini

Avaliação do processo de quebra do cavaco do aço ABNT 304 durante o torneamento utilizando simulação numérica por elementos finitos

Autores: Gil Magno Chagas, Izabel Machado

XI Cobef

O Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação é o maior evento nacional na área de Engenharia de Fabricação, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM). Tem como objetivo proporcionar um fórum para apresentações e discussões críticas dos novos resultados da pesquisa básica e aplicada a tecnologias de fabricação.

Acesse o site do Cobef no endereço https://eventos.abcm.org.br/cobef2017/.